A gestão profissional, estratégica e planejada de um escritório de advocacia é efetivamente necessária nos dias de hoje.
Além da alta competitividade, do volume de advogados atuando no mercado, podemos dizer que a advocacia efetivamente mudou e que os clientes buscam nos escritórios de advocacia um local que entrega mais do que “técnica jurídica”.
O advogado precisa ter atitude, precisa ser “empreendedor” na criação e na gestão do seu negócio, do seu escritório. É preciso fazer acontecer, é preciso criar oportunidades e depois colher os frutos daquilo que foi plantado.
A gestão não pode mais ser amadora, aquela que deu certo com os escritórios que estão no mercado há 30, 40, 50 anos. A advocacia mudou. A clientela mudou. A forma de receber, resolver e entregar soluções jurídicas mudou. A forma de gerenciar o escritório exige hoje a aplicação de técnicas da ciência da administração. É preciso implementar um “planejamento estratégico”, criar um ambiente de gestão organizada e facilitada. É preciso compreender que o escritório se divide em quatro pilares básicos: finanças, pessoas, serviços e clientes. É preciso conhecer cada um dos pilares e desenvolver estratégias para efetivamente alcançar seus objetivos!
Agora, como fazer a gestão do seu escritório? Como organizar e planejar isso? Uma coisa sabemos: não adiante ter pressa e gastar energia se você não sabe onde quer chegar! É por isso que a gestão estratégia do escritório de advocacia pode ser feita a partir de alguns parâmetros, como por exemplo:
1 – “gestão de marketing” (entregar mais do que serviços jurídicos e saber construir uma imagem do escritório para ser reconhecido como referência);
2 – “gestão do serviço” (prestar um serviço de qualidade perceptível e propagável de modo organizado, lucrativo e eficiente);
3 – “gestão das finanças” (ter absoluto controle e perfeito direcionamento nas questões financeiras para construir um escritório sustentável)
4 – “gestão das pessoas” (criar e manter um time de atitude e satisfeito, que faça a diferença perante os clientes e esteja alinhado no engajamento interno do escritório).
Por fim, nada disso funciona se você não internalizar a imagem do advogado 24 horas! Você precisa ter atitude vencedora, na mente, no coração e no cotidiano!
Fonte: Advocacia Hoje